Dia 426 - Dias de não esquecer...

A essa altura de nossa realidade pandêmica tupiniquim, seguimos tão isolados quanto possível. 

Já vivemos a alegria de ver nossos pais vacinados contra o novo Coronavírus e dia sim, dia não, celebramos mais alguém conhecido recebendo sua dose da vacina. Isso vai nos dando um sentimento bom de ver a luz no fim do túnel, dá esperança...  Também ouvimos notícias d'além mar, de amigos queridos, contando que a vida parece voltar ao normal devagarinho. E isso é muito bom.

Mas por hora, para nós, o isolamento ainda é o caminho adotado. E neste momento, nosso isolamento consiste em: Ismael dando aulas e tocando projetos no sistema remoto, seguindo orientações da Universidade; eu trabalhando em home office como sempre e Quim retornando ao sistema presencial na escola.

Pesando prós e contras e levando em conta a saúde mental e emocional do filhote, e dos papis aqui, decidimos que Joaquim voltaria à escola, uma vez que a opção das aulas presenciais retornou há algum tempo. Apesar dos receios, foi ótimo! Joaquim precisava demais, foi um respiro pra ele e para nós!

Esta decisão tem reflexos práticos no que diz respeito ao nosso refúgio na praia. Durante a semana Joaquim precisa estar em Curitiba e, pelo menos um de nós também. Na semana do retorno viemos todos, viver juntos a emoção da volta à escola, saber de todos os detalhes de cada dia... foi bem gostoso. Acabamos ficando duas semanas por aqui (nosso recorde desde que alugamos a casa no litoral!). No segundo final de semana descemos para a praia com a ideia de dar um pulo, molhar o pé no mar, sentir a maresia... lembro de ter comentado com Ismael a ideia de levar uma mochila de roupas mais "parruda" caso um de nós resolvesse ficar a semana por lá... mas qual o quê, jogamos cada qual duas mudas de roupa na bolsa e descemos a serra.

...

Nessa experiência de morar um pouco aqui e um pouco lá, seja aqui ou lá onde for, o que acontece é que a gente se acomoda muito rápido!!! Então, quando estamos na praia, é muuuito bom, a casa lá tem seus encantos, como por exemplo o contato tão intenso com a natureza que a cerca, o silêncio, o ar litorâneo... e quando voltamos a Curitiba, rapidinho nos acomodamos aos confortos daqui: o espaço, a cozinha mais equipada, a cama Queen Size... e isso é muito engraçado, e muito gratificante, porque nos coloca em movimento, nos faz querer estar aqui e lá, da forma mais intensa possível!

Bom, Ismael e eu partilhamos deste sentimento... já Joaquim tem resistido um pouco mais às mudanças constantes. Ele tem dito que gostaria de ficar mais em Curitiba, que está cansado da praia, etc... mas sinceramente, temos a "leve" impressão de que o "norte" desta sensação de passarinho se chama X-Box... ou seja, onde o videogame está é onde ele quer ficar, e como desde que ele voltou à escola, o videogame está em Curitiba e o combinado é não levar pra praia no final de semana... deu pra entender, né?

...

Então que naquele final de semana em que descemos a serra "só" pra molhar o pé no mar, estava muuuuuito gostoso na praia!!! Nosso cantinho lá estava merecendo ser habitado por mais tempo, rssss... Analisando agendas decidimos que Ismael e Spike ficariam na praia, de onde Ismael poderia trabalhar tranquilamente, e eu voltaria com Joaquim. (detalhe só pra fazer graça: Ismael desceu com 2 - duas - mudas de roupa... mas pra ficar na praia uma semana tá bom, né? rssss...)

Neste sábado, passada uma semana, Quim e eu descemos a serra novamente. Preciso dizer que foi à revelia de passarinho, que preferia ficar em Curitiba (onde ficou o videogame...). Mas é justamente essa a ideia!!! Desligar do videogame, das redes sociais, da internet... E um pré-adolescente curte essa proposta?! Claro que não!!! 


Mas é aí que acontece o milagre... nosso sábado foi perfeito e lindo!!! Chegamos na praia no final da manhã. O reencontro com maridón/papai foi especial, abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim. Logo depois dos chamegos fomos dar uma pedalada na praia - praião vazio, faixa de areia enorme, foi lindo!!!

Depois do almoço rolou aquela preguicinha básica e na sequência, partimos aproveitar a tarde na praia. Foi tão gostosooooo... piquenique, café quentinho, frescobol, biscoito de araruta e côco, mar gelado no pé, mais frescobol... e o abraço gostoso de Quimquim nos dizendo: "obrigado por esse dia!!!"




Dia de não esquecer...


Comentários